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Abandono de carrinho: estratégias para o cliente retomar a compra

Atualizado: 8 de mar.


Como evitar abandono de carrinho


O abandono de carrinhos em e-commerce é um fenômeno que preocupa muitos lojistas online. Trata-se do ato de um cliente colocar produtos em seu carrinho de compras, mas, por algum motivo, não concluir a transação, deixando o carrinho abandonado antes de finalizar a compra. Esse comportamento é comum e pode ser atribuído a várias razões, desde questões técnicas até fatores psicológicos.


Segundo um estudo realizado pelo site Opinion Box, 78% das pessoas entrevistadas têm o hábito de desistir da compra na reta final. Além disso, 15% delas o fazem frequentemente. Esses dados podem ser um grande desafio, mas também uma grande oportunidade para que os lojistas descubram o que motiva isso, e assim, investir em estratégias para suprir esses gargalos.


Outro motivo comum para o abandono de carrinhos é a falta de clareza no processo de checkout. Se o processo for complicado ou demorado, os clientes podem perder o interesse e desistir da compra. Simplificar o processo de pagamento, removendo etapas desnecessárias e oferecendo opções de pagamento rápido, como o checkout com um clique, pode ajudar a reduzir o abandono de carrinhos.


Além disso, questões como a falta de opções de pagamento, problemas de desempenho do site, problemas técnicos durante o checkout e a ausência de informações claras sobre os produtos e políticas de devolução também podem contribuir para o abandono de carrinhos.


Pensando nesse problema, que acaba sendo muito comum no e-commerce, vamos trazer algumas estratégias que o seu supermercado pode desenvolver para diminuir a quantidade de abandono de carrinhos.




icone email
  1. Remarketing

Não é porque o cliente saiu do site sem comprar que a loja não precisa manter contato com ele. A estratégia de remarketing, que consiste em mostrar anúncios para quem passou pelo e-commerce, é uma ação que pode ajudar na recuperação do carrinho.


É possível que essa publicidade impacte apenas aqueles que colocaram produtos na sacola. E, ainda, que se destaque produtos que o consumidor já pesquisou. Essas possibilidades dão margem à alta personalização da copy (texto) e do criativo (design) dos anúncios, o que chama bastante a atenção do público.


Também é possível enviar e-mails se o e-commerce tiver os dados do cliente. É algo que tende a funcionar bastante, pois, segundo a Business Insider, a taxa de abertura dessas mensagens é de 40%.



icone frete gratis
  1. Ofereça frete grátis

Uma das principais razões para o abandono de carrinhos é o alto custo de envio. Segundo a mesma pesquisa citada acima, 66% desistem da compra online quando se deparam com uma taxa de entrega maior do que imaginaram. Muitos consumidores podem se assustar com o valor do frete ou com taxas adicionais que são apresentadas durante o processo de checkout, o que os leva a desistir da compra. 


Portanto, uma alternativa é oferecer frete gratuito ao visitante, porém, sabemos que esse custo sairá do bolso do empreendedor, e é necessário realizar uma análise para garantir que não prejudicará seu faturamento. Nesse caso, é válido dar entrega grátis a partir de determinado valor de compra, o que também ajuda a aumentar seu ticket médio.




cupon de desconto
  1. Cupons de desconto


Outra estratégia que geralmente funciona muito bem é a disponibilização de cupons de descontos para aqueles que não finalizam as compras. 


A efetividade dos cupons de desconto na recuperação dos carrinhos é de 70%. Segundo o Painel do Consumidor da Opinion Box, sete em cada dez consumidores afirmam ser provável fecharem uma compra após receberem esse incentivo.




pagamento seguro
  1. Ofereça segurança e agilidade na finalização da compra


Uma outra causa de preocupação entre os clientes é a falta de confiança no site ou no processo de pagamento, que também pode levar ao abandono de carrinhos. Os consumidores podem se sentir inseguros em fornecer suas informações pessoais e de pagamento em um site desconhecido ou que pareça pouco confiável. Nesse caso, é importante que os e-commerces invistam em segurança online, exibindo certificados de segurança e oferecendo métodos de pagamento confiáveis. 


Criar ferramentas que agilizam o checkout também é uma boa estratégia. Checkouts com poucos cliques é muito vantajoso, principalmente para aqueles que buscam as compras online principalmente pelo fato de serem mais rápidas.




Formas de pagamento
  1. Tenha várias formas de pagamento

Também foi determinado que 70% dos consumidores afirmam que a disponibilidade do método de pagamento preferido influencia diretamente na escolha do e-commerce.


Por isso é muito importante fazer uma pesquisa de mercado e entender quais as formas de pagamento mais usadas pelos clientes e, assim, refletir se faz sentido acrescentar elas ao seu negócio. Lembrando: quanto mais opções de pagamento, mais o cliente se sente acolhido de suas necessidades e preferências.



Mas então, é possível acabar com o abandono dos carrinhos?


Certamente não é possível fechar todas as vendas, e sempre haverá alguém que coloque produtos no carrinho e não finalize a compra. No entanto, o empreendedor deve ter em mente que estratégias, como as mostradas ao longo do artigo, auxiliam no processo para diminuir esse índice.


Além de estratégias, é importante analisar o seu site e consultar o que pode melhorar. Como sempre repetimos aqui no blog, ter o feedback dos clientes é de extrema importância para entender o que eles necessitam, o que está bom e o que ainda precisa de ajuste. Portanto, analisar constantemente a efetividade de diferentes ações é fundamental para um negócio evoluir e ter sucesso.


Esperamos que tenha gostado da leitura e fique atento aos próximos textos no blog! 






Referências:



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