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Business Intelligence em comércio eletrônico: não apenas para grandes empresas

Atualizado: 16 de out. de 2023


Business intelligence refere-se ao processo de coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de informações que oferecem suporte a gestão de negócios. É um conjunto de técnicas e ferramentas para auxiliar na transformação de dados brutos em informações significativas e úteis a fim de analisar o negócio.

Você sabia que mais de sessenta por cento da população mundial tem acesso à internet?  De acordo com a Broadband Search, 4,79 bilhões de pessoas em todo o mundo usam a Internet regularmente. 

Isso mudou a maneira como pedimos o jantar, compramos ração, acessamos entretenimento e, sim, até mesmo a maneira como olhamos os dados de negócios. 

Essa transformação digital apresenta às empresas de comércio eletrônico uma grande oportunidade de construir e desenvolver negócios de sucesso. 

Mas, essa oportunidade tem desafios. Os clientes podem escolher entre milhares de empresas de comércio eletrônico e são bombardeados com anúncios nas mídias sociais, streaming de vídeos e e-mails direcionados. 

Existe uma solução milagrosa que pode fazer toda a diferença para o seu negócio de comércio eletrônico – e é a inteligência de negócios.  

Aqui está o que você precisa saber sobre o uso de business intelligence – mesmo se seu negócio de e-commerce ainda estiver crescendo. 

O que é Business Intelligence?

Business intelligence, muitas vezes abreviado para BI, é a prática de alavancar ferramentas para acessar e classificar dados para apresentar percepções acionáveis ​​sobre os objetivos estratégicos e táticos de um negócio. 

Por exemplo, uma empresa bancária pode usar um painel de BI para analisar dados sobre reclamações que recebe e classificá-las por local, tipo de conta ou período de tempo. Isso destacaria mudanças na frequência das reclamações, como um aumento em uma cidade específica, e permitiria que a empresa investigasse as causas. 

A inteligência de negócios pode ser aproveitada para entender melhor uma grande quantidade de dados de uma variedade de ferramentas, incluindo automação de vendas, chatbots, logística, gerenciamento de estoque ou qualquer outro número de ações geradoras de dados.

Business Intelligence vs. Análise de Dados

business intelligence

Embora business intelligence e análise de dados sejam frequentemente usados ​​de forma intercambiável, algumas nuances os diferenciam. 


De acordo com Mark van Rijmenam, CEO e fundador da Big Data-Startups, a principal diferença entre os dois é o tempo que os dados são usados ​​para informar. 

Existem quatro aspectos principais da análise geral dos dados. Abaixo está uma introdução rápida sobre os estágios e se eles se enquadram em inteligência de negócios ou análise de dados.

Business Intelligence vs. Análise de Dados

1. Análise descritiva

O primeiro estágio do processamento de dados projetado para responder à pergunta: "O que aconteceu?" Ele é usado em inteligência de negócios e análise de dados.

2. Análise de diagnóstico

Análise dos dados para determinar por que certos eventos ocorreram. Ele responde à pergunta: “Por que isso aconteceu?” É usado com mais frequência em BI, mas pode ter aplicações em análise de dados.

3. Análise preditiva

A análise dos dados para responder à pergunta: "O que pode acontecer no futuro?" A análise preditiva se enquadra na análise de dados. 

4. Análise prescritiva

Um mergulho profundo nos dados para determinar, “Como devemos responder aos eventos no futuro?” Este é o cerne da análise de dados.

5 principais funções de business intelligence

1. Relatórios

O processo de coleta de dados e uso de ferramentas para extrair percepções relevantes e tendências de negócios.  


2. OLAP

O Online Analytics Processing é uma tecnologia poderosa usada para cálculos complexos e previsões preditivas.


3. Analytics

O processo de coleta e classificação de dados brutos atuais e históricos para fornecer percepções sobre os negócios e oportunidades futuras. 


4. Mineração de dados

A coleta e o processamento de dados (geralmente de fontes múltiplas) para encontrar e analisar padrões em dados de vários bancos de dados.


5. Benchmarking

O processo de comparação de métricas de dados com os padrões da indústria. Geralmente, é usado para comparar custos, tempo e qualidade entre diferentes empresas e departamentos do mesmo setor.


Business Intelligence para todos os tamanhos de negócios


A inteligência de negócios não é apenas para grandes empresas. Nos últimos anos, a computação em nuvem tornou a inteligência de negócios muito mais acessível para pequenas empresas . O uso de painéis e análises de BI pode fornecer às empresas menores os insights de que precisam para escalar com mais rapidez – e torná-las mais competitivas.

Por exemplo, uma pequena empresa pode obter insights sobre: 

Use uma ferramenta de painel de BI para rastrear quantos produtos foram vendidos em um período de tempo específico.


Use uma ferramenta de rastreamento de e-mail para ver quantos e-mails foram abertos e, em seguida, importe esses dados para um painel de BI para ver como uma alta taxa de abertura afeta as vendas.

Essa explosão de compras online oferece às empresas de comércio eletrônico uma oportunidade – mas nem todas as empresas serão capazes de aproveitar a ocasião. 


No entanto, as empresas de comércio eletrônico mais bem-sucedidas já estão aproveitando o BI para ajudar: 

1. Tomada de decisão precisa

O Business Intelligence permite que as empresas de e-commerce tomem decisões com base em fatos estatísticos, ao invés de suposições. Por exemplo, uma empresa pode ver quantos clientes abandonam seu carrinho e analisar os dados para entender o porquê.

2. Gerar receita

O BI dá acesso às tendências de vendas com base nas preferências dos clientes, reações a promoções, experiências de compras online, comportamento de compra e outros padrões e tendências que afetam as vendas. Todas essas informações podem ajudar as lojas de comércio eletrônico a maximizar a receita. 

3. Eficiência operacional

A inteligência de negócios analisa todos os tipos de dados e pode ajudar os negócios de e-commerce a descobrir erros e problemas de qualidade que resultam em perda de produtividade nas vendas, perda de clientes devido à insatisfação do call center, taxas de rejeição mais altas e assim por diante. Esses dados tornam mais fácil para as empresas descobrir – e corrigir – gargalos.  

4. Obtendo uma vantagem competitiva

Os dados ajudam as empresas a entender quais estratégias funcionam – e quais não. Usando relatórios e benchmarking, as empresas de e-commerce podem descobrir oportunidades de melhoria, proporcionando-lhes uma vantagem competitiva. 

5. Gerenciando negócios e identificando problemas 

O BI permite que as empresas obtenham uma visão detalhada ou de alto nível dos dados. Isso torna muito mais fácil identificar os desafios à medida que surgem – mas antes que afetem os resultados financeiros. Por exemplo, um aumento no churn pode ser percebido quando ele começa a aumentar, em vez de depois que a empresa perdeu metade de sua receita.


Usando Business Intelligence no E-commerce

O comércio eletrônico está se tornando rapidamente um componente crítico de nossa economia global, e a inteligência de negócios pode ser aproveitada para ajudar sua empresa a tirar proveito desse crescimento. 

Aqui estão alguns dos relatórios mais úteis para entender melhor sua empresa e seus clientes. 


1. Relatório de inventário

Os relatórios de inventário baseados em BI podem rastrear não apenas o que você tem no inventário, mas também onde o inventário está localizado, quanto tempo irá durar e o valor geral. 

Os relatórios podem ser classificados por dia, semana, mês ou ano para informar as decisões críticas de suprimentos e pedidos. 


2. Relatório de vendas

Quando se trata de vendas, os dados podem fazer toda a diferença. 

O BI pode ajudar sua empresa a rastrear o desempenho de canais, o número total de leads, leads qualificados, de onde vêm esses leads e em quais meses a maioria das vendas é realizada entre outros dados.

3. Análise de margem

Se você está se perguntando quanto um produto específico faz para você, consulte os dados sobre a margem de lucro. Usando BI, você pode ver como a margem se aplica a contas, locais, canais e muito mais. 

Esses dados podem ajudar as empresas a identificar seus clientes mais lucrativos e a criar um plano de negócios para aumentar o lucro geral. 



4. Relatório de marketing

Estratégias de marketing como PPC e SEO criam uma tonelada de dados. No entanto, esses dados geralmente permanecem isolados na ferramenta que os reúne. 

O BI permite que as marcas coloquem todos esses dados em uma ferramenta onde podem ser analisados ​​e aproveitados. 

Usando Business Intelligence no E-commerce


Para ter sucesso com BI, as empresas precisam ter certeza de que toda a sua organização está comprometida em usar BI e entende como – e por que – isso é importante. Aqui estão cinco dicas para agilizar o processo de implementação. 

1. Necessidades de negócios

Antes do lançamento, certifique-se de que suas necessidades de negócios correspondam aos recursos que o BI pode fornecer. Se você precisar acessar dados específicos ou extrair dados de ferramentas específicas, como uma plataforma PPC , certifique-se de que a ferramenta selecionada funcionará. 


2. Quantidade e qualidade dos dados

De onde virão seus dados? Existe uma margem de erro? Lembre-se de que dados ruins levarão a decisões ruins, portanto, a qualidade dos dados é importante.


3. Experiência do usuário

Ao comparar plataformas , considere a experiência do usuário com cuidado. A experiência perfeita do usuário pode promover a adoção do usuário e, em última análise, agregar mais valor a produtos e iniciativas de BI.


4. Treinamento 

As ferramentas de BI podem fornecer muitas informações – o que pode se tornar um desafio quando os usuários não sabem como usá-las. Crie um programa de treinamento para garantir que as pessoas saibam como acessar os dados de que precisam e que entendam não apenas como acessar os dados, mas também como aplicá-los. Isso pode ser especialmente útil ao contratar freelancers ou trazer pessoas de fora para sua equipe. 


5. Obtenha adesão

Todos na empresa – de executivos a prestadores de serviço ao cliente – precisam estar na mesma página sobre a importância e o uso de BI. Concentre-se em como as ferramentas tornarão seu trabalho mais fácil e ajudarão a empresa a crescer, não apenas o tipo de dados aos quais eles fornecem acesso. 

A Instabuy oferece uma plataforma de gestão WEB para você gerenciar as vendas, com processos de atualizações de estoques, pagamentos, estruturas mercadológicas, cadastros de consumidores, tabelas de preços, endereços de entregas, entre outros. Relatórios e métricas para auxiliar nas tomadas de decisões. Tudo integrado com o seu ERP e funcionando automaticamente.

O Power BI ao lado do varejo digital.


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