Você já deve ter lido ou recebido essa informação de alguém sobre as melhores datas para se vender no ano, as conhecidas como “datas do varejo”. Pois é, isso não é um mito, é uma verdade. Porém, deve-se ter cuidado ao escolher a data a ser utilizada na sua estratégia. Não adianta estar em todas as datas fazendo promoções e colocando descontos sem organização nenhuma. Você pode tomar prejuízo. Pensando nisso, trouxemos boas dicas e práticas de como aumentar as vendas em seu supermercado e criar ofertas na hora certa.
Leia também: Como planejar boas ofertas para seu supermercado
Escolha bem a data
Temos um ano cheio de feriados diferentes. Alguns próximos a um outro e outros mais distantes, porém, isso não significa que você precisa criar campanhas e eventos o tempo inteiro, pois isso pode impactar negativamente no seu negócio e causar prejuízos. Pense onde o seu negócio se encontra no momento e com qual feriado ele está alinhado. Alguns negócios não estão alinhados com certos feriados e isso pode impactar negativamente no resultado da campanha que você está querendo implementar.
Planeje e planeje mais
Uma boa estratégia pode ser a diferença para garantir o lucro em algum feriado. Imagine a quantidade de imprevistos ou obstáculos que podem acontecer no dia, ou melhor, dias antes do feriado e acabar impactando suas vendas.
Você precisa estar preparado e estabelecer processos para as suas ações de venda. Além disso, é necessário que você tenha planos de emergência caso haja algum problema com alguma etapa do processo, seja na parte de logística, onde o sistema de entrega pode não funcionar corretamente no dia ou atrasar, ou no caso do produto esgotar no estoque. Mesmo preparado, nunca se sabe o que pode acontecer e é necessário minimizar riscos.
Um bom planejamento pode ser o que falta a fazer para que aumentem suas vendas.
Use as redes sociais a seu favor
Em todos os lugares é falado do poder das redes sociais e do marketing, mas vale a pena sempre reforçar: use as redes sociais a favor do seu supermercado. Deixamos algumas sugestões que vão ajudar a organizar a sua campanha de vendas nas redes sociais. Segue a lista:
Planeje os seus posts: Pense no que o seu cliente quer ver e qual incentivo ele precisa para decidir comprar no seu negócio. Uma boa dica é já ir trabalhando a campanha umas boas semanas antes, para que ele se prepare para comprar.
Crie uma campanha paga: Com o direcionamento certo e investimento, você pode alcançar potenciais clientes que não alcançaria na busca orgânica.
Tenha apoio de um influenciador: Estratégia com influenciadores pode ajudar no seu negócio. Com o influenciador certot na campanha certa, com certeza você vai chamar atenção. Não precisa ser um influenciador gigante. Considere alguns micro-influenciadores.
Tenha um contato pós-venda
Se você chegou até aqui, obteve sucesso em ter o interesse do seu cliente e conseguiu garantir a venda. Isso é um ponto positivo. Porém, você precisa fidelizar esse cliente para que ele retorne nas próximas ações ou em seu dia-a-dia. Para isso é necessário você ter um bom pós-venda.
Entre em contato com seu cliente após a venda e pergunte como foi a experiência. Essa é uma boa forma de saber como anda o seu processo de venda. Além disso, você pode colher não só feedbacks sobre o processo, mas sobre valores e taxas que podem levar o cliente a desistir após a primeira compra.
Comments