Nosso mundo está em constante mudança e a cada dia novas incertezas surgem. Nosso mercado já não é mais o mesmo, as formas tradicionais de marketing já não funcionam da mesma forma e as tendências e hábitos de nosso consumidor mudaram. Entender as tendências de consumo é uma barreira que temos que superar para encarar de frente essa era de incertezas e com isso minimizar riscos.
Mas primeiro, temos que entender um pouco sobre como coletar informações, transformar em dados e executar. No meio físico, fora da internet, é possível observar tendências, coletar informações, fazer pesquisas e com isso coletar informações. Mas o que é feito com elas? Transformamos em dados para que possamos usar em nossas estratégias de venda ou marketing. Inclusive, podemos usar dados internos para melhorar nossas empresas. Mas no mundo físico, esse trabalho pode ser mais custoso e demandar mais energia e tempo.
Já no mundo digital, nosso site, se devidamente ajustado, está coletando informações o tempo inteiro. Devemos observar cada passo que nossos visitantes dão dentro do nosso site. Sabemos o que nossos clientes mais buscam, quais seus produtos preferidos e quanto tempo demoram navegando dentro de nosso site. Além disso, os buscadores revelam muito sobre o que os usuários andam buscando na internet. Entender o trafego e seus principais indicadores, faz parte do processo de venda e marketing.
Como eu entendo as tendências de consumo?
Se seu site está devidamente configurado e preparado. Alguns dados você já está coletando e ele já esta te dando possíveis informações para você utilizar no seu negócio. Vamos começar pela sua casa, o seu site. É possível notar o que o seu consumidor mais procura dentro do seu site, quais páginas ele mais visita e quanto tempo ele demora escolhendo algum produto. Identifique esses padrões.
No site do Bigbox, se fizermos uma pesquisa, ela provavelmente vai para o banco de dados e ficará registrado que fizemos uma pesquisa. Imagina que de 100 pesquisas, 90% delas são relacionadas a carne. Logo, a tendência é que temos um grande volume de busca por essa palavra, e podemos pensar em um cupom ou promoção.
Outra alternativa, são informações externas. O google possui uma ferramenta que te permite ver o que anda sendo buscado na internet e como anda o volume de buscas de determinado assunto. Isso ajuda a entender a tendência de consumo.
Nesse caso, podemos observar que quando a Páscoa vai se aproximando, o volume de busca aumenta. Então o que costumamos fazer? Iniciar promoções e nos preparar para esse feriado. Mas podemos ir mais longe, o que acham de identificar o ovo de Páscoa mais procurado? Esse tipo de estratégia, te ajuda a vender o certo, na hora certa.
Essas são algumas estratégias simples que podem fazer a diferença na hora de coletar informações. Elas são simples, gratuitas e não precisam de um conhecimento técnico para utilizar, apenas a capacidade de analisar, testar e após isso, verificar os resultados. Com estratégias simples de pesquisa, podemos entender as tendências de consumo e descomplicar as vendas online.
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