Entender o comportamento do consumidor, é uma arte que vem desde o início dos tempos e sendo refinada ao longo dos séculos, buscando coletar e compreender novos tipos de dados. Tivemos uma grande mudança em 2020 nos hábitos de consumo do mundo inteiro e alguns consumidores faziam suas primeiras compras pela internet, a partir desse ponto, a tendência seria aumentar.
O consumidor já não é mais o mesmo. Entender esse fato e planejar em cima do novo consumidor, é de tamanha importância para os próximos anos.
Conversando com o consumidor
Não é segredo que a demanda tem aumentado na internet, temos mais movimento nos sites, um maior volume de buscas e compras. Para isso, as empresas precisam encontrar formas de atender a todas as necessidades.
A princípio, algumas empresas buscam contratar mais funcionários para atendimento, enquanto outras buscam soluções mais automatizadas, como um chatbot, para auxiliar o atendimento.
O chatbot automatiza o atendimento, porém isso deve ser acompanhado de perto, pois perdemos o fator humanidade, que é um diferencial para o consumidor, visto que está rodeado de informações chegando de forma automatizada até ele.
Um exemplo que podemos trazer, é a Magalu, que tem sua linguagem própria nas redes sociais, focando em conversar com o consumidor de uma maneira descontraída e se conectando com seus clientes como se estivesse em um bate-papo.
Os desejos do consumidor moderno
Os novos desejos e ambições do consumidor, trazem consigo padrões incertos e um vasto número de segmentações para o mercado. Criando novos nichos e abrindo espaço para novos mercado. Entender onde seu negócio se encontra e quais segmento ele deve atingir é importante.
Conveniência é a primeira palavra-chave. O comportamento do consumidor moderno, busca receber seus produtos e entregas com rapidez, no conforto da sua casa e no menor tempo possível. Estar atento a a logística é um fator que faz diferença, além de garantir que tudo será entregue no prazo e com todo o cuidado para o consumidor receber o mesmo produto da foto do seu site.
Otimização de tempo é importante, pense que o consumidor está na busca por resolver seu problema no menor tempo possível e gastando pouca energia. Então pense que tudo em sua jornada, deve estar otimizado.
Devemos citar o aumento na exigência do consumidor, ele sabe o que ele quer e vai defender seus direitos de receber exatamente o que foi oferecido. Então, pense que sua oferta precisa ser clara e entregar mais ou no mínimo exatamente o que foi divulgado.
E por último, temos que citar a curiosidade. Agora ele busca fazer várias perguntas antes de tomar a decisão de compra, e seu negócio tem que estar preparado para responder. Seja como for, pode ser um fator decisivo na hora de fechar o carrinho.
O poder da personalização de produto
Seu cliente consegue personalizar seu produto e adquirir da forma que ele quiser? Dessa forma, é bom pensar nisso. O comportamento do consumidor moderno, mostra que ele busca por interação e personalização. Assim, ele busca deixar seus produtos a sua cara, além disso, procura poder mostrar para seus amigos e colegas seu recém adquirido produto.
Não precisa ser a personalização mais cara e sofisticada do mundo. Entretanto, entender que o produto do “João”, deve ser diferente do produto da “Márcia”, todavia vai fazer a diferença na hora de fechar a venda.
O mundo mudou, dessa forma, os hábitos mudaram e o comportamento do consumidor mudou. Devemos estar preparados para as novas tendências, de olho no mercado e devemos guardar essa certeza, de que o mundo está instável e que daqui dias, horas ou minutos, tudo pode estar mudado e devemos estar preparados.
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