Em um e-commerce é normal ter uma pequena taxa de abandono de carrinho. Porém, quando ela é muito alta, significa que existe algum gargalo ou problema no processo de compra do cliente, e isso precisa ser revisado.
Em pesquisa realizada pelo Baymard Institute , ele puderam registrar diversos fatores relacionados ao abandono de carrinho, são eles:
Custos extras na taxa de entrega.
Entrega lenta.
Checkout complicado e longo.
Sem métodos de pagamento o suficiente.
Esses são alguns fatores que podem levar a desistência e podem ser resolvidos de maneira simples. Trouxemos algumas dicas que vão ajudar ecommerces a reduzirem suas taxas de abandono de carrinho.
Aumente as opções de pagamento
Hoje em dia contamos com diferentes bancos e métodos de pagamento, dito isso, vemos que os gateways estão acompanhando esse processo e sempre inovando as possibilidades dos clientes estarem efetuando suas compras e reduzindo a desistência na hora de fechar o carrinho. Quando um potencial cliente chega ao checkout e percebe que seu cartão não é aceito ou que não existem métodos que facilitem sua compra, ele vai acabar desistindo.
Recomendamos que os ecommerces possuam diferentes métodos de pagamento para atender a demanda do cliente. Eles podem ir desde os tradicionais como transferência bancária e boleto, indo até o queridinho do momento, o Pix.
Outro fator que pode auxiliar é oferecer opções de parcelamento da compra e utilizar gateways seguros e que possuem selos de segurança, a confiança do cliente é muito importante nesse momento.
Taxa e tempo de entrega
Um fator que leva a desistência na hora de fechar o carrinho, é a taxa de entrega. O cliente se depara com um preço absurdo pela entrega, ou pior, ele vê que o e-commerce não deixa claro essas taxas e somente ao final da jornada, na hora do checkout esse valor adicional surge. Esse tipo de atitude pode fazer um potencial cliente desistir totalmente de comprar um produto naquele e-commerce.
Taxas adicionais, tempo de entrega e informações claras, são coisas que devem estar presente no processo do cliente até o carrinho. Ele precisa saber exatamente o que está pagando, quando ele vai receber o seu produto e se existe algum custo adicional. Essas pequenas mudanças podem garantir, mesmo existindo uma taxa, que ele vai ficar satisfeito com sua entrega e voltar para próximas compras.
Avisos para o cliente
Supondo que o cliente fez todo o processo de compra e ao final desistiu, abandonando seus produtos no carrinho, existem últimos recursos que podem evitar que o cliente desista da compra ao final e acabe pensando melhor.
Uma técnica que pode ser utilizada é colocar um pop-up de aviso na tela, para que ele saiba que está fechando a página e deixando produtos em seu carrinho, dessa forma, pode ser que ele pense melhor antes de desistir de sua compra. Outra forma de chamar atenção de um cliente que desistiu, é enviar um email avisando que ele deixou algumas compras no carrinho e que ainda dá tempo dele fechar e receber seus produtos, o e-commerce pode até mesmo oferecer um cupom de desconto para garantir que ele vai voltar.
Esse tipo de técnica com certeza vai reduzir a taxa de abandono de carrinho dos clientes.
Visual atraente
Potenciais clientes podem acabar desistindo de comprar em um e-commerce por questões visuais, ou seja, se eles se deparem com um site com banners feios ou imagens de baixa qualidade, esse pode ser um fator para que ele escolha concorrentes.
Para contornar isso, é importantes que os e-commerces se atentem com os seguinte fatores:
Banners precisam ser atraentes e de boa qualidade, o cliente precisa entender as informações.
A descrição dos produtos precisa estar clara, é necessário que ele saiba o que está adquirindo.
Boas fotografias podem fazer a diferença, o cliente vai se sentir atraído por aquele produto.
Cuidado com as cores, evite cores que não combinem e espante visitantes.
Boa parte dos fatores que levam ao abandono de carrinho, estão ligados a velocidade de carregamento do site e recursos técnicos. Porém a Instabuy garante que o e-commerce e o aplicativo estão de acordo com as necessidades do cliente, reduzindo desistências na hora de fechar a compra, possuindo um design fluído, páginas eficientes e com carregamento rápido.
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