top of page
Foto do escritorInstabuy

Entenda como serão os Supermercados no futuro

Atualizado: 16 de out. de 2023

Você já deve ter percebido uma grande mudança no comércio nos últimos anos. Não só por conta da crise global, mas as mudanças tem acontecido gradativamente em todos os setores, principalmente supermercados. Anos atrás para você se matricular ou se registrar em algo você precisava ir até o local com seus documentos em mãos, hoje contamos com sistemas que centralizam de maneira digital tudo em uma só lugar, e com isso, novos sistemas que puxam esses dados para facilitar a vida dos clientes são criados.

A pergunta principal desse artigo é: como será o Supermercado do futuro?

Lojas online

Os Supermercados terem sua loja online já é uma realidade, é possível observar um movimento grande de redes de supermercados com seus próprios aplicativos para que o cliente compre e receba em casa. Mas isso será uma realidade para todos os mercados, da grande rede ao pequeno supermercado e mercearia, deixaremos de frequentar tanto um espaço físico para fazer compras, e com poucos toques em nosso smartphone estaremos recebendo nossos produtos em casa.

Supermercados automatizados e inteligência artificial

De certa forma já é uma realidade, vemos o Amazon Go, que é basicamente uma loja que não possui caixas e principalmente filas. Você entra na loja com sua conta Amazon devidamente cadastrada e configurada, seleciona o que quer levar, então os sensores e câmeras farão as devidas cobranças de você quando estiver de saída do espaço. Apesar de vermos algumas grandes redes e gigantes da tecnologia testando esse tipo de espaço, em anos, isso será uma realidade.

Se pensar nas tendências do consumidor moderno, é possível lembrar que ele está sempre buscando agilidade para a resolução de seus problemas, além disso, quanto menos energia ele puder gastar para isso, melhor. Sendo um indicador para que soluções se tornem mais rápidas e evitem gastos de energia por parte do cliente. Além disso, cortar custos operacionais.

Aproximação e permanência do cliente

No caso do cliente decidir ir comprar pessoalmente em sua rede de supermercados do futuro preferido, ele encontrará um espaço que não só conta com todos os tipos de produto, mas conta com serviços para que a experiência dele seja satisfatória. Por que se limitar apenas a fazer compras, quando você pode encontrar outros serviços no local que também possuem recursos tecnológicos. Restaurantes e serviços extras começaram a ser encontrados dentro desses espaços para melhorar a experiência do ciente.

A palavra-chave e assunto do momento hoje em dia, tem sido a experiência do cliente, além disso, outro foco também é manter a atenção dele para que ele lembre sempre do seu negócio, visto que no atual momento, passamos o dia recebendo estímulos de diferentes marcas.

Apesar de parecer que algumas coisas estão longe de chegarem e podem parecer cara, a tendência é que a indústria produza soluções baratas e eficientes para que todos os negócios possam estar acompanhando esse movimento do mercado e aqueles que não derem o próximo passo, com certeza ficaram para trás.

5 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page