Inteligência Artificial
Um termo que está mais em alta nos últimos tempos é a Inteligência Artificial (IA), no qual se tem sido bastante comentado e discutido sobre este assunto.
Mas você sabe o que IA significa ?
É uma tecnologia onde computadores ou programas utilizam para resolver problemas e tarefas de forma semelhante aos padrões humanos. Como se trata de uma tecnologia ela ajuda a automatizar processos, além de realizar tarefas de forma mais rápida e otimizada.
Muitas vezes achamos que é algo fora da nossa realidade, porém a inteligência artificial está presente no nosso dia a dia. Como por exemplo, nas assistentes virtuais, chatbots ou eletrodomésticos. Essa é uma pequena parte das funcionalidades que ela pode oferecer, e iremos abordar sobre outras funções no e-commerce.
IA X E-commerce
O termo e-commerce se refere a todo tipo de venda de produtos que ocorre de forma totalmente online. Principalmente nos dias atuais, tem crescido o número de pessoas que compram por e-commerce, segundo a pesquisa da Neotrust. Com dados do primeiro trimestre de 2022, eles comentam que o número de clientes únicos continua em alta no e-commerce brasileiro, pulando de 23,3 milhões para 24,2 milhões – uma variação positiva de 5,4%.
Antigamente a maioria das empresas só tinham loja física para vender seus produtos, desde alimentos até carros. E como não possuíam nenhuma outra opção de compra, as pessoas compravam somente deste modo. Porém com o passar do tempo, foi se inserindo a tecnologia em diversas áreas de negócios. Como consequência disso, foi aparecendo a possibilidade de compra online.
Um dos motivos que fizeram crescer a compra online, é o poder da escolha, ou seja, a possibilidade de escolher os produtos de onde e quando quiser. Tudo isso para receber na sua casa, sem precisar ir à loja.
Mas você deve estar se questionando como a Inteligência Artificial se insere no e-commerce. A IA é fundamental para atingir melhores resultados no seu e-commerce, independente do segmento.
Agora vocês têm uma noção geral sobre IA e E-commerce, vamos apresentar algumas funcionalidades de como a inteligência artificial pode ser utilizada no e-commerce.
Benefícios de E-commerce ter Inteligência Artificial
A possibilidade de ter IA integrada com o e-commerce traz vantagens como:
Aumento da eficiência;
Aumento da competitividade no mercado;
Automação de tarefas manuais repetitivas;
Análise de dados em larga escala;
Otimização de processos de negócios;
Melhora da experiência do cliente;
Identificação de novos mercados e oportunidades de negócios;
Personalização de oferta de produtos e serviços;
Facilitação na tomada de decisões;
Antecipação de ações;
Auxílio na comunicação interna entre os times;
Levantamento de dados de consumidores que possuem argumentos sobre sua marca;
Análise de comportamento de clientes.
Exemplos de Inteligência Artificial no E-commerce
1 - Chatbots
Dentre as funcionalidades, o chatbot é a mais conhecida, e se trata da robô que fica no chat do e-commerce ajudando as pessoas com produtos, dúvidas ou resolver produtos.
Ao contrário do suporte humanizado que tem horário de funcionamento, o chatbot funciona por 24 horas. E muitas vezes ele consegue ajudar de forma rápida, porém é necessário ter configurado da maneira correta para não prejudicar a experiência do cliente.
2 - Sugestões de Produtos
A sugestão de produtos ou vitrine de recomendação é a capacidade do e-commerce recomendar produtos que possuem fit com sua compra, seja produtos semelhantes ou que se relacionam com seu produto. Isso ajuda a ter um aumento do ticket médio em cada compra.
Mas como podemos fazer essa recomendação de forma automática ? Existem atualmente algumas inteligência artificial que consegue traçar o perfil do consumidor e produtos que mais consome, e dessa forma consegue ser mais certeira na recomendação de produtos.
3 - Precificação de produtos
Uma parte importante no e-commerce é a precificação dos produtos para ter os produtos com a margem correta de lucro. Para que ocorra essa precificação correta, a IA faz uma pesquisa de preço com os principais concorrentes do mercado, analisa dados de vendas e define os preços de forma automática.
Conclusão
Percebemos que a Inteligência Artificial é fundamental para melhorar a performance do e-commerce, e ajuda em diversas questões, deixando mais automático os processos e melhorando os resultados.
Comments