top of page
Foto do escritorInstabuy

Inteligência Artificial e E-Commerce: como agregar essas tecnologias para aumentar o faturamento do seu negócio

Inteligência Artificial


Um  termo  que está mais em alta nos últimos tempos é a Inteligência Artificial (IA), no qual se tem sido bastante comentado e discutido sobre este assunto. 


Mas você sabe o que IA significa ?


É uma tecnologia onde computadores ou  programas utilizam para resolver problemas e tarefas de forma semelhante aos padrões humanos. Como se trata de uma tecnologia ela ajuda a automatizar processos, além de realizar tarefas de forma mais rápida e otimizada.


Muitas vezes achamos que é algo fora da nossa realidade, porém a inteligência artificial está presente no nosso dia a dia. Como por exemplo, nas assistentes virtuais, chatbots ou  eletrodomésticos. Essa é uma pequena parte das funcionalidades que ela pode oferecer, e iremos abordar sobre outras funções no e-commerce.


IA X E-commerce 


O termo e-commerce se refere a todo tipo de venda de produtos que ocorre de forma totalmente online. Principalmente nos dias atuais, tem crescido o número de pessoas que compram por e-commerce, segundo a pesquisa da Neotrust. Com dados do primeiro trimestre de 2022, eles comentam que o número de clientes únicos continua em alta no e-commerce brasileiro, pulando de 23,3 milhões para 24,2 milhões – uma variação positiva de 5,4%.


Antigamente a maioria das empresas só tinham loja física para vender seus produtos, desde alimentos até carros.  E como não possuíam nenhuma outra opção de compra, as pessoas compravam somente deste modo. Porém com o passar do tempo, foi se inserindo a tecnologia em diversas áreas de negócios. Como consequência disso, foi aparecendo a possibilidade de compra online. 


Um dos motivos que fizeram crescer a compra online, é o poder da escolha, ou seja,  a possibilidade de escolher os produtos de onde e quando quiser. Tudo isso para receber na sua casa, sem precisar ir à loja. 


Mas você deve estar se questionando como a Inteligência Artificial se insere no e-commerce. A IA é fundamental para atingir melhores resultados no seu e-commerce, independente do segmento.


Agora vocês têm uma noção geral sobre IA e E-commerce, vamos apresentar algumas funcionalidades de como a inteligência artificial pode ser utilizada no e-commerce. 


Benefícios de E-commerce ter Inteligência Artificial


A possibilidade de ter IA integrada com o e-commerce traz vantagens como:


  • Aumento da eficiência;

  • Aumento da competitividade no mercado;

  • Automação de tarefas manuais repetitivas;

  • Análise de dados em larga escala;

  • Otimização de processos de negócios;

  • Melhora da experiência do cliente;

  • Identificação de novos mercados e oportunidades de negócios;

  • Personalização de oferta de produtos e serviços;

  • Facilitação na tomada de decisões;

  • Antecipação de ações;

  • Auxílio na comunicação interna entre os times;

  • Levantamento de dados de consumidores que possuem argumentos sobre sua marca;

  • Análise de comportamento de clientes.



Exemplos de Inteligência Artificial no E-commerce 


1 - Chatbots


Dentre as funcionalidades, o chatbot é a mais conhecida, e se trata da robô que fica no chat do e-commerce  ajudando as pessoas com produtos, dúvidas ou resolver produtos.


Ao contrário do suporte humanizado que tem horário de funcionamento, o chatbot funciona por 24 horas. E muitas vezes ele consegue ajudar de forma rápida, porém é necessário ter configurado da maneira correta para não prejudicar a experiência do cliente.




                  


2 - Sugestões de Produtos


A sugestão de produtos ou vitrine de recomendação é a capacidade do e-commerce  recomendar produtos que possuem fit com sua compra, seja produtos semelhantes ou que se relacionam com seu produto. Isso ajuda a ter um aumento do ticket médio em cada compra. 


Mas como podemos fazer essa recomendação de forma automática ? Existem atualmente algumas inteligência artificial que consegue traçar o perfil do consumidor e produtos que mais consome, e dessa forma consegue ser mais certeira na recomendação de produtos.

                      





3 - Precificação de produtos


Uma parte importante no e-commerce é a precificação dos produtos para ter os produtos com a margem correta de lucro. Para que ocorra essa precificação correta, a IA faz uma pesquisa de preço com os principais concorrentes do mercado, analisa dados de vendas e define os preços de forma automática.


Conclusão 


Percebemos que a Inteligência Artificial é fundamental para melhorar a performance do e-commerce, e ajuda em diversas questões, deixando mais automático os processos e melhorando os resultados.


39 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page