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Marketing de Conteúdo para supermercados: saiba como criar materiais de qualidade e atrair clientes

Atualizado: 16 de out. de 2023

Existem várias estratégias de marketing que podem ser empregadas para estabelecer a marca, inclusive em nichos. Dentre elas está o marketing de conteúdo. Mas, você já ouviu falar no uso do marketing de conteúdo para supermercados e quais seus impactos para esse modelo de negócio? Se não ouviu, não se preocupe que vamos te ajudar!

O artigo irá explicar o que é marketing de conteúdo, como criar uma estratégia e dar dicas de materiais para supermercados. 


O que é o marketing de conteúdo?


Para começarmos este artigo, é fundamental compreender o que é o Marketing de Conteúdo.

Na prática, essa é uma estratégia de Marketing Digital que tem como foco promover o engajamento do público-alvo, fazendo com que o número de clientes cresça em seu negócio.

Tudo isso por meio de um conteúdo que seja relevante para o público e que agregue conhecimento.

Ao atrair o cliente, sua empresa aumenta as possibilidades de vendas, além de gerar mais rendimento para o seu supermercado. Isso porque qualquer segmento pode investir no marketing de conteúdo para ter bons resultados, inclusive, o setor varejista.

marketing de conteudo

A atração dos seus clientes é fundamental não somente para o aumento do número de vendas, mas também para promover um bom relacionamento com sua clientela.

Isso deve ser desenvolvido por meio de técnicas que possibilitem criar um material relevante para as pessoas, gerando valor e sendo envolvente.

Para isso, a equipe de marketing realiza um estudo acerca do público-alvo e objetivos da empresa, para que a produção de material seja focada em relacionamento, agregando benefícios ao leitor.

Ou seja, é um conteúdo que explica como é possível resolver uma questão ou tirar uma dúvida sobre um determinado tema, promovendo a educação do receptor.

Com essa ação, portanto, sua empresa consegue compartilhar a mensagem correta para o público, que ficará motivado com o material e poderá compartilhá-lo com outras pessoas. Além disso, a marca ganha mais credibilidade.

Com isso, podemos afirmar que o marketing de conteúdo é uma ação que traz percepção positiva da empresa em relação ao seu negócio, além de agregar benefícios como:

  1. Educar o público-alvo;

  2. Promover o engajamento com a marca;

  3. Aumentar o tráfego no site do supermercado;

  4. Aumentar o número de vendas;

  5. Reduzir o preço para adquirir um cliente.

Diante disso, vamos entender mais sobre como essa estratégia funciona?

Como o Marketing de Conteúdo para supermercados funciona?

Para aplicar uma estratégia de Marketing de Conteúdo em seu supermercado, é muito importante conhecer alguns passos que antecedem a produção.

De forma básica, para aplicar o marketing de conteúdo trabalharemos com 5 etapas principais, que são: planejamento, definição da sua persona, elaboração do conteúdo, distribuição do material e a análise dos resultados.

A etapa do planejamento é essencial para definir as metas, objetivos e quem irá realizar cada uma das ações.

Já a fase de elaborar uma persona consiste no entendimento sobre o público-alvo, e isso faz com que os conteúdos criados sejam muito mais direcionados e efetivos.

Dessa forma, sua empresa pode trabalhar com a elaboração de postagens nas redes sociais, blog posts e até e-books de forma estratégica.

Na fase da distribuição, o conteúdo elaborado pela empresa é compartilhado em páginas e nas redes sociais, por exemplo, conforme os canais mais adequados e identificados na etapa de planejamento para obter os resultado traçado.

A etapa final diz respeito à mensuração de resultados, que ocorre quando a empresa consegue avaliar os resultados das publicações e identificar potenciais melhorias para as campanhas.

O uso do Inbound marketing

Para aplicar as técnicas do marketing de conteúdo em seu supermercado, é fundamental falarmos sobre o inbound marketing, ou marketing de atração.

inbound marketing

Essa ação funciona de forma integrada com o processo produtivo e possui algumas etapas que vão da atração do cliente, passando por conversão e vendas até que haja o encantamento.

A atração do cliente ocorre por meio da produção de conteúdo relevante ao cliente, ou seja, que entende a jornada de compra do consumidor e que visa atrair as pessoas que estão interessadas no negócio.


Já a conversão, é quando um visitante do seu site do supermercado se transforma em um lead, ou seja, um cliente em potencial. Ou mesmo, um internauta que passa a frequentar o mercado fisicamente, conforme o objetivo.

A próxima etapa é de vendas, ou seja, quando realmente o cliente já está decidido em comprar em seu negócio e entende que seu mercado possui as soluções para o seu problema, apresenta diferenciais atrativos ou algum destaque que tenha valor a esse consumidor.

Já a fase final do encantamento entende que o relacionamento entre a empresa e o cliente deve continuar mesmo em um período pós-compra. Ou seja, a empresa precisa oferecer suporte ao cliente e pensar em formas de continuar esse contato para que ele retorne.

Desse modo, as compras ocorrem em graus que vão além do abastecimento mensal, criando um relacionamento com a marca e promovendo oportunidades interessantes de crescimento e negócios a longo prazo.

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