O Natal é uma data importantíssima para o setor varejista. É nessa época que os consumidores participam de celebrações, presenteiam as pessoas e, geralmente, costumam gastar mais. Principalmente nos supermercados, uma vez que a ceia de natal é tradição no país e existe uma quantidade enorme de produtos que podem ser oferecidos para celebrar esta data comemorativa.
Portanto, estar preparado para atender a demanda que surgirá será essencial para que você aumente as suas vendas e conquiste mais clientes. Mas, para isso, diversos passos são necessários, já que é preciso se preparar adequadamente. Isso envolve saber quais itens estão disponíveis no estoque, decoração da loja, preparação de campanhas e planejamento da divulgação da loja.
Neste post iremos dar várias dicas de como você pode preparar o seu supermercado para esta data.
1. Analise os relatórios gerenciais
Neste período, é muito importante saber quais os são os produtos mais comprados e buscados pelos consumidores.Por isso, o primeiro passo para se preparar é fazer uma análise detalhada dos relatórios gerenciais. Isso significa verificar as vendas dos últimos anos e ver quais produtos tiveram mais saída.
Também é de grande ajuda ficar atento às novas tendências, pois sempre há produtos novos no mercado neste período.
Uma boa dica é realizar, também, pesquisas de satisfação do cliente. Dessa forma, você consegue identificar o que o seu cliente está buscando e o que ele espera do seu supermercado. E não só em relação aos produtos, mas principalmente sobre promoções, campanhas e experiências de compras.
Com essas informações em mãos, você conseguirá escolher os produtos certos a serem colocados em promoção. Concentrado os esforços em alguns itens que terão realmente saída e que trarão lucro para o supermercado.
2. Prepare o estoque
Outro ponto importantíssimo na preparação do Natal no supermercado é saber exatamente o que você tem no estoque do supermercado. Para isso, você precisa realizar um inventário do estoque, ou seja, contar todos os itens, tanto no estoque quanto no ponto de vendas. Isso permitirá que você tome conhecimento de itens parados que podem ser vendidos e abrir espaço para produtos novos. Além de fazer pedidos para aqueles produtos que são muito buscados nessa época, como panetones e chocotones, chester, peru, etc.
Vale a pena mencionar que a realização do inventário do estoque deve ser realizada com antecedência. Isso porque se você precisa abrir espaço no estoque para novos produtos, você não terá tempo hábil se deixar para a última hora. Portanto, se planeje e faça essa análise o quanto antes.
Lembre-se que o Natal é um período importante para o varejo e que outros supermercados estarão fazendo o mesmo processo de compras de itens e negociação com fornecedores. Portanto, se você deixar para a última hora, poderá ter sérios problemas com o seu estoque, já que a quantidade de produtos pode ser não suficiente ou a entrega não ocorrer a tempo.
3. Prepare as campanhas de Natal
Agora que você já sabe quais são os produtos necessários para o Natal no supermercado e como está o seu estoque, é o momento de decidir quais serão os produtos que estarão em destaque nas campanhas publicitárias. Por isso, esse é o momento de iniciar o planejamento das campanhas de Natal que você irá fazer.
Isso significa determinar qual será o nome da campanha, se haverá várias campanhas durante o período, qual será a duração de cada uma delas e quais os objetivos. Como essas campanhas são responsáveis por atrair os clientes para o supermercado, e manter o movimento na sua loja e aumentar as vendas durante o período, é preciso saber exatamente quais mídias e como conversar com o cliente.
4. Distribua os produtos de forma inteligente
Uma dica super valiosa que propomos para os clientes Instabuy é a criação de coleções voltadas para produtos recorrentes desta época. Colocar no site e aplicativo uma página já com os principais produtos buscados agiliza muito o processo de compras do cliente, uma vez que ele pode encontrar a maioria dos alimentos em um só lugar!
Dessa maneira, você mostra para o seus consumidores que seu supermercado está preparado para datas comemorativas e que se preocupa em deixar seus produtos visíveis. Também mostra uma melhor organização da loja, facilitando o processo de compra e, com certeza, deixando sua clientela satisfeita.
5. Aproveite os espaços de marketing da plataforma
A plataforma da Instabuy é super completa, principalmente na parte de marketing digital da sua loja. Para nós é de extrema importância que nossos clientes estejam vendendo bem, por isso contamos com uma quantidade enorme de ferramentas que podem ser usadas para promover todas as novidades do seu supermercado.
4.1 Banners clicáveis
Os banners são a primeira coisa que os clientes veem ao entrar no seu site e aplicativo. Eles ficam localizados na parte superior, com um tamanho que não tem como deixar passar. Esse é um espaço incrível para se colocar as maiores promoções, novidades e campanhas. O objetivo aqui é chamar a atenção do seu cliente. E o melhor de tudo: eles são clicáveis, ou seja, você pode direcionar o cliente para uma página com os produtos mais desejados.
4.2 Notificações push
Quer outra maneira de chamar a atenção do seu público? Com as notificações push, você consegue enviar mensagens rápidas e eficientes para a sua base de clientes. Use palavras de impacto, chame o seu cliente para comprar no seu mercado. São inúmeras as possibilidades, como por exemplo:
"Eu ouvi desconto??
Tenha as melhores ofertas para a sua ceia de natal!"
"Esqueceu das compras de natal?
Venha ver nossos produtos para tornar a sua ceia inesquecível"
E por aí vai…. Aproveite esse espaço e seja criativo.
4.3 Cupom de desconto
Não é mistério nenhum que os consumidores adoram um cupom de desconto. O Natal é um período de muitos gastos, por isso ocorre um aumento de compradores preocupados com o orçamento, e isso impulsiona o consumo de cupons e eles estão mais acessíveis hoje do que nunca. Lembre-se também de que oferecer cupons de desconto cria laços com o cliente, portanto, a lembrança da marca fica mais forte na mente do consumidor.
Então aproveite esse período para criar cupons voltados para o Natal, como por exemplo dar descontos para alimentos específicos que são mais consumidos nessa época, ou dar desconto para aqueles que precisam comprar na véspera do Natal.
6. Use as redes sociais de forma estratégica
As redes sociais são sempre ótimas opções para manter contato com seus clientes. Com elas, é possível manter os consumidores atentos às novidades e proporcionar informações sobre o seu supermercado. Então, vá preparando a sua base de clientes pelo Instagram, Facebook, Tiktok, para que eles saibam quando as promoções terão início, quais produtos estarão disponíveis, quais as vantagens de que eles terão ao comprar no seu supermercado, etc. Pensando assim, aposte nos Stories do Instagram, faça vídeos que chamem as pessoas para a sua loja, abra caixas de perguntas, faça sorteios e por aí vai.
Ter uma rede social ativa ajuda muito a se manter na mente dos consumidores e a ficar mais próximo deles.
7. Tenha a melhor plataforma de e-commerce
A Instabuy é uma plataforma completa que tem como principal objetivo ajudar lojistas a vender mais no digital. No mundo dos supermercados, a criatividade acaba sendo um destaque, por isso nos preocupamos em sempre dar dicas de vendas e de marketing.
Caminhamos juntos para aprender mais e criar vínculos com nossos clientes.
E com isso, esperamos que o ano de 2024 seja de muito crescimento para todos.
Desejamos um feliz Natal e boas festas!
Referências
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