Não é segredo que vender online já não é opcional. Empreendedores já estão movimentando seus negócios para começarem a se posicionar no mundo digital. O Ecommerce para o varejo já é um requisito. Além disso, alguns já estão à frente de outros e com operações prontas, vendendo e já aumentando o seu faturamento. Não é uma opção, é uma obrigação, e o negócio que ficar de fora, ficará no passado. Isso não significa que empreendedores devem focar apenas no digital e parar as suas operações físicas, mas começar a trabalhar a omnicanalidade e estar presente tanto no físico, quanto no digital.
A Arius Sistemas ERP, convidou o CEO da Instabuy, Lucas Camargo e o Gerente de T.I do Supermercado Negreiros, Paulo Rocha, para baterem um webinar e discutiram sobre o e-commerce para o varejo, focando nos principais pontos da venda online. Confira a live completa:
O que foi tratado no webinar?
O principal assunto abordado foi em relação ao e-commerce no varejo e a importância de vender online, como o título já diz. Porém, foi aprofundado um pouco esse assunto para que o supermercadista entenda como é montada essa operação e o tempo que demanda para que tudo esteja no ar. Foi apresentado um pouco sobre o Arius ERP no centro do processo e como se automatiza as operações do negócio. Outros assuntos que valem ser citados são de como a Instabuy contribuiu para a operação do Supermercado Negreiros, além de quais ferramentas a sua operação tem à disposição para trabalhar com a máxima eficiência na internet.
“A tecnologia pode conversar e integrar os canais de venda, humanizar o processo e conectar o mercado com o cliente.” Lucas Camargo, CEO & Founder da Instabuy
Essa frase demonstra como a tecnologia não precisa ser algo totalmente robótico e criar um distanciamento entre pessoas, e sim uma forma de conectá-las, mas em canais diferentes. A omnicanalidade é uma tendência e uma forma de vender em diferentes canais. O cliente pode estar no físico e buscando comprar em sua loja, ou acessando de um aplicativo.
“ERP é um centralizador dos processos mais visitais da operação do Supermercado.” Rodrigo Scarpante, Arius Sistemas
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O empreendedor precisa se dedicar à sua operação
No projeto de um ecommerce para o supermercado é preciso que haja um envolvimento total e que o empreendedor dê a sua devida atenção ao mesmo, para que a operação funcione e todos os processos estejam bem alinhados.
“Instalar um e-commerce não é fácil, nem do ponto de vista físico, quanto do sistêmico. Ele precisa ser ajustado e precisa da dedicação do lojista e sua operação.” Paulo Rocha, Supermercado Negreiros
O lojista precisa estar envolvido no processo de digitalização do seu supermercado. Assim como ele se envolve nas operações físicas, é necessário que haja esse engajamento. A equipe tanto de marketing, logística, e vendas precisa estar alinhada com as operações digitais e precisa fazer parte desse processo.
Dúvidas de espectadores
Paulo, os clientes se adaptaram rapidamente a fazer pedidos online pela plataforma? foi fácil e intuitivo?
R (Paulo): É muito intuitivo, o cliente se adapta muito fácil. Eu não tenho uma nota menor que 4,9. O cliente vê que é tudo ajeitado, vai colocando as coisas no carrinho e comprando tudo certinho. A plataforma é User Friendly.
Como o Supermercado Negreiros e Instabuy estão tratando LGPD? As ferramentas estão aptas as novas legislações?
R (Lucas): A plataforma da Instabuy está alinhada com a LGPD. Todos os dados são criptografados e tratados de forma segura. O intuito é que apenas dados essenciais sejam pegos, de forma alinhada com a LGPD e facilitando o processo de compra do cliente.
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