Na última quarta-feira de Julho(28/07), foi realizado o webinar Sysmo Sistemas com a Instabuy, fazendo parte de uma temporada de conferências online em andamento da empresa de software e serviços para automação e gestão de supermercados. O mediador do evento foi Cristiano Balke, Diretor Comercial da Sysmo Sistemas. Nesse dia foi convidado Lucas Camargo, CEO & Founder da Instabuy, para apresentar a solução de e-commerce e aplicativo para supermercados e também Patrick Rebelo de Campos, Encarregado do E-commerce do Supermercado Pedralli de Viamão-RS, para contar a sua experiência com a ponte criada pela Sysmo e a Instabuy.
Confira o Webinar completo:
Resumo das principais informações sobre Supermercado Online
Foi identificado por ambas as empresas (Sysmo e Instabuy), um cenário onde o produtor enfrentava obstáculos para colocar a sua loja no mundo online. Vários desafios e medos que o levavam a temer aderir. Com isso, as duas empresas firmaram parceria para oferecer um serviço completo e um cenário dinâmico e de fácil adesão.
Um estudo realizado pelo Uol, na pesquisa “Supermercados e Hábitos de Compra”, foi apresentado durante o webinar Sysmo Instabuy. Dizia que 6 a cada 10 clientes vão continuar fazendo compras online, mesmo após a pandemia, sendo um forte indicador para aqueles que não estão no digital entrarem nesse mercado.
“Um grande conselho que dou para os varejistas: É importante olhar para o digital, não com a visão da porcentagem e de estar bombando de vender, mas de se fazer presente no futuro.” Lucas Camargo.
Perguntas e respostas apresentadas
Durante o webinar, lojistas enviaram as suas principais dúvidas e preocupações sobre colocar o seu Supermercado Online, para que os participantes pudessem responder baseados em sua experiência. As principais perguntas foram:
Como vocês trabalham com a separação da mercadoria?
Patrick: em relação a separação dos itens, desde o começo, procuramos o melhor produto para o cliente. Quem separa o item, procura sempre o melhor, principalmente o setor do hortifrúti. Em relação a entrega, temos nossa operação própria e eles já estão acostumados com cada cliente.
Lucas: O próprio cliente pode fazer um comentário no aplicativo durante a compra para destacar quais características e como ele quer que seja sua experiência de compra, garantindo uma proximidade com a separação na loja.
Qual o parâmetro para definir o mix inicial?
Lucas: Um mix de 3000 a 4000 mil itens é uma boa quantidade, pois na hora da separação o cliente ter que substituir 6 ou 7 itens, não é uma boa experiência. A ideia é testar e verificar se o mix está legal.
Patrick, qual que foi a expectativa digital: Foi entrar nesse mundo para pegar o novo consumidor ou ampliar as fronteiras?
Patrick: Foi para ter um novo caminho para o cliente comprar. Teve uma boa aceitação dos cliente e tivemos bastante compras de entregas próximas e uma boa frequência de compras. Mais uma plataforma para oferecer o serviço ao cliente.
Gostaria de saber sobre as verificações das vendas de cartões. Como funciona a conciliação?
Lucas: Acontece de forma natural. Como ela vai sair no PDV, já estará configurada a parametrização e automaticamente já busca a conciliação. Tem a conciliação no pagamento online que acontece de forma automática e a do pagamento na entrega é de forma manual e acontece na maquineta.
Quanto tempo leva para a integração de ativação?
Lucas: Leva de 30 a 60 dias, dependendo da agilidade no envio do mix. A implantação depende do interesse e do envolvimento do lojista. Ele precisa pensar bem no que terá em seu e-commerce. Além disso, tem o tempo do treinamento. Já teve implantações feitas em duas ou três semanas.
Do total das vendas, qual é o percentual representado pelo e-commerce?
Lucas: Depende da dedicação do lojista. Alguns clientes nossos tem 10%-15% no e-commerce, já outros contam com 3%-5%. Alguns usam o e-commerce como um braço da operação, outros preferem ter o canal para não perder o cliente para a concorrência. O importante é ele estar no digital.
A partir do webinar, é possível identificar a importância de se fazer presente no ambiente online. O consumidor digital está lá e, mesmo após a pandemia, vai continuar lá.
“Não é só e-commerce, mas enxergar a operação dele como um braço. É um complemento.” Lucas Camargo.
Aqueles lojistas que não acompanharem essa tendência e não tiverem com o seu supermercado online, ficaram esquecidos e se tornarão passado.
Artigos Recomendados
Veja também: [WEBINAR] E-commerce para o varejo
Comments